10 de setembro de 2008

Um único momento




















Achamos que a vida é uma sonata
que começa com o nascimento
e deve terminar com a velhice.
Mas isso está errado.
Vivemos no tempo, é bem verdade.
Mas, é a eternidade que dá sentido à vida.
Eternidade não é o tempo sem fim.
Tempo sem fim é insurportável.
Eternidade é o tempo completo,
esse tempo do qual a gente diz:
"Valeu a pena".

Compreendi, então, que a vida é uma sonata que,
para realizar a sua beleza, tem que ser tocada até o fim.
Dei-me conta, ao contrário,
de que a vida é um álbum de minissonatas.
Cada momento de beleza vivido e amado,
por efêmero que seja,
é uma experiência completa
que está destinada à eternidade.
Um único momento de beleza e amor
justifica a VIDA inteira.

Rubem Alves
Concerto para Corpo e Alma


Imagem: Alley Cat Productions-Brand/Corbis


52 comentários:

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

No meu caso, foram 9 meses de beleza e amor que justificam toda minha existência!

Sempre Linda, Inês!

beijos e borboleteios...

Carla disse...

Ora aqui está um belo poema para quem não acredita na eternidade...

bjs

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia Inês!

Realmente a vida é uma sonata.

beijooo.

"O Autor", disse...

Minha vida é um livro a ser escrito por toda a eternidade; é o que penso!

Nanda Assis disse...

poema feito de sonhos e realidades. coisa linda, sempre com muito bom gosto em suas escolhas.
bjosss...

Lis. disse...

Chego neste teu rio...
Bem de mansinho...
Devagarinho...

A dizer-te:
A vida é eterna...
Prazeirosa de ser vivida...

Dos encantos mil...
Há todo momento bonito...
Cabendo-te achá-los perdidos...

Encontrá-los com força de viver...
Aprender a ser feliz com mente aberta...
Afinal, a vida é um milagre que não se repete.

Zek disse...

Olha que coisa interessante meus erros de anos atras eu hoje olho para tras e penso " Valeu a pena".. meus erros foram os acertos e eu não sabia, foram eternos e eu nao sabia.

Coisas da Vida!!!

Paula Barros disse...

Querida
Li o livro. Me apaixonei por Rubens Alves. Já li outros. Acho que ele passa muito da vida. Parecia que tinha sido escrito para mim.

Muito bom reler aqui,no seu espaço. E refletir mais sobre momentos mágicos da vida.

beijos

momentos disse...

Essa é a melhor canção..
De nossas vidas!
A canção que fala dos corações..
Aos corações!
Que em suaves notas...
Dedilhadas pelo artista...
Com delírios...sensualidade...
Toca fundo em nossas almas!

Lindoo!

Fabi disse...

por isso q por mais dificil q seja, temos q viver o hoje da melhor maneira possível.. beijos

Duarte disse...

A vida está cheia de vivências, umas mais agradáveis que outras, essas pequenas vidas de toda uma vida.
Vive intensamente o hoje, já que o amanhã é uma incógnita.


Aparece que serás bem-vinda e melhor recebida. É questão de decidir-te, o guia já o tens.
Proximamente contar-te-ei mais coisas, para que esse desejo cresça até converter-se nessa realidade que anelas.

Será um grande prazer ter-te por aqui.

Recebe todo o meu afecto num grande abraço

Camila disse...

Que maravilha de versos!
Otima escolha como sempre!
Super beijo

Marcelo disse...

A vida é mesmo justificável apenas quando amamos.
Creio que é o que dá sentido a palavra "viver".

Beijinhos

Tiago Soarez disse...

Muito, muito lindo mesmo!

Sem mais comentários!

Bossa Nova Café - textos, música e arte!

mdsol disse...

Q. Inês:
"Agora é sempre, é passado e é futuro". A importância do momento! Acho que viveríamos melhor se vivessemos mais o momento. Mas...nem sempre o engenho e a arte nos acompanham.
Beijinhos do lado de cá!

Sei que existes disse...

Fabuloso!
Adorei este poema!
Beijo grande

Jardineiro de Plantão disse...

A descrição é fantástica... a vida não é eterna, mas mas memória de uma vida já o poderá ser. Entre o inicio e o fim muitos graves e agudos se ouvem.

Gostei mesmo.

Abraços

Ana Monteiro disse...

Não há erros, só há mudanças de direcção que nos levam a lugares imprevistos.

Momentos importantes<3

˙·٠•● ѕεறிoτιvo ◦ disse...

Gente, que coisa mais perfeita! Realmente, vivo de várias sonatas. Muito bom ler iso. Me fez perceber quão grandiosa é a vida que tenho
Estava com saudades daqui, muita saudade. mal tenho tempo agora.. =( mas continuo amando seus textos! ^^
Grande beijooo

Ray

Marina disse...

A vida na terra é apenas o início. Acredito que teremos uma longa jornada depois dela.

Abraço, Inês!

Confissões de Um Ego disse...

belissimo texto adorei...cmo tem passado meu anjo?
bjoksss

Nadezhda disse...

É a idéia de vida perfeita que eu tneho. O perfeito de ser realizado até o fim ;)

Anônimo disse...

Amei este lugar.
Voltarei sempre.


Beijos,

Lauro.

bsh disse...

Só os mais insensíveis passam por aqui e não se deixam encantar pelo blog. A vida toda ela é escrita na eternidade e lida quando assim queremos. Há pequenos momentos, na vida, que por mais pequeninos que sejam fazem com que haja uma justificação paa a vida.

Líndissimo.

Mais uma vez, parabéns.

http://desabafos-solitarios.blogspot.com/

Phantom of the Opera disse...

Momentos que valem uma vida inteira, são esses momentos que marcam a nossa passagem pela terra.

Beijo Nocturno

Karine Leão disse...

Inês,

Amo Rubem Alves... ele é genial.

Sim, Carpie Diem!!! Sugar a essência do momento em que vivemos... sentir a eternidade do breve instante que passa. Fazer valer a pena.

Meu beijo Karinhoso!

Ótimo fim de semana!

ROSASIVENTOS disse...

lugares ( onde teu nome

est-en-de


man-ta









( flor-d`água c-anta :)

Anônimo disse...

Minha linda Inês.

Amo Rubem Alves. Um autor delicioso de se ler - extraio muita coisa boa da sabedoria dele.

Concordo plenamente com a idéia do texto. Mas gostaria de acrescentar algo que acredito: a reencarnação. Digamos que a vida é uma sonata completa, e que nos aguarda mais uma sonata pela frente... E mais infinitas outras... O tom da sonata seguinte será definido pelo modo com que esta que tocamos aqui é desempenhada. Assim tbm com o ritmo, o compasso e com toda a partitura...

Creio nisso.

O texto está lindo, lindo mesmo.


Bjos amiga.

Ana.


P.S.: O seu comentário deve estar lá, procure em outros posts... Não é possível q estão sumindo assim do nada, Deus meu.

Anônimo disse...

Olá Inês! Lindo o texto de Rubens Rosa.Inspira a alma e o corpo numa doçura de sentimentos.Tenha um final de semana excelenet.Bjs

Regular Joe disse...

Inês(quecível), querida, vou fazer uma comparação um tanto quanto prosaica, mas vir aqui e ler as suas postagens é como conseguir, a cada vinda, uma figurinha rara para o álbum em que há muito venho a juntá-las. As figurinhas, aqui, são todas difíceis, e meu álbum está ficando lindo; entretanto, tenho certeza de que não quero completá-lo, senão apenas amealhar, mais e mais, as imagens que você traz, que você consegue, que você alcança.
Depois do prazer de vê-la no blog do Thiago, só mesmo iterá-lo restava-me, ao vir aqui para ler suas linhas e entrelinhas.
Obrigado por ser!
Beijos carinhosos!

Inesinhaa'' disse...

Oi!
Primeira vez que visito e adorei!
voltarei mais vezes se me for premitido!
Visite também os meus, será sempre bem vinda!
Ah! Parabéns também por partilhar comigo o lindo nome que é Inês! ;)
beijo.

Anônimo disse...

Ai que lindos, momentos!!

feliz findi flor
beijos

Maré Viva disse...

Também acho que "Um único momento de beleza e amor justifica a vida inteira"
Está na nossa mão fazer com que esses momentos se renovem como se renova a vida, a cada dia que passa.

Beijinhos.

Martinha disse...

Uau, que bela comparação!
A vida de facto pode ser equiparada a uma sonata, que só é verdadeiramente feliz, se tocada até ao fim. No seu percurso podemos sempre encontrar algumas dissonâncias, notas estranhas à tonalidade, ou harmonia à parte. Mas a beleza da nossa sonata é ser única, e sempre tocada com o brio e a beleza do que é o nosso dia. :)
Adorei Inês!

Beijinho *
Bom fim de semana.

Milla disse...

Eternidade está ligada a que enfim? Ao tempo ou à intensidade?... Se tudo que é intenso se torna eterno, então vivi eternos amores que já se acabaram, mas valeram a pena...

Bjoo!! ^^

Cor de Rosa e Carvão disse...

oie Inês. um tempão sem passar por aqui e quando volto tem uma porção de palavras bacanas, intensas, bonitas, tristes, reais... tava com saudade. bjo guria e bom domingo.

BF disse...

Que cada momento da tua vida seja suave nos acordes....

um beijo
BF

Fabi disse...

Ah.. ainda não atualizou??
beijos e ótimo domingo

Mello disse...

Este poema é um Hino aos momentos bons que vivemos na vida.

Beij

Graça Mello

Sammyra Santana disse...

lembrei de Chaplin que disse q o bom era nascermos velhinhos e irmos rejuvenescendo, até tudo terminar com um maravilhoso orgasmo! hahahahaha

Beijoooooo

Duarte disse...

Quanto ao que expões no meu blog só tens que aparecer, serás bem-vinda e melhor recebida. É questão de decidir-te, o guia já o tens.
Proximamente contar-te-ei mais coisas, para que esse desejo cresça até converter-se nessa realidade que anelas.

Seria um grande prazer ter-te por aqui.

Recebe todo o meu afecto num grande abraço

Carla disse...

...porque a vida são esses pequenos momentos repletos de melodias!
beijos

Avid disse...

Uma sonata de vida. Belo momento.
Bjs meus

B. disse...

Gostei muito do texto. Mas ainda tenho minhas dúvidas, talvez sempre tenha, não sei se a vida precisa realmente de sentido.
Tem selinho para voce no meu blog hoje. =D

Beijo.

~pi disse...

just i ( fica :)




~

Regular Joe disse...

Inês(quecível), querida, deixei um selinho para você lá no "As Rosas". E vem junto com meus beijinhos!
João

Tatá disse...

Rubem Alves sempre foi fiel à sua essência e me deixa deslumbrada.

Beijos pra você!

meus instantes e momentos disse...

Feliz por voltar ao teu blog, gosto daqui. Tenha uma bela semana.
Maurizio

Victor Oliveira Mateus disse...

talvez a eternidade nem sequer tempo seja, mas uma forma do Absoluto acenar em nós... se assim
for um só desses momentos justifica
uma vida, de facto...
Um beijo, Inês.

Marta De Divitiis disse...

Lindo texto...

Do Jeito Que Eu Sou disse...

Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiencia completa que está destinada à eternidade. Um unico momentos de beleza e amor justifica a VIDA inteira.

esse texto foi pra mim uma liçao nesse momento de minha vida. obrigada Ines por me apresentar essa linda obra que falou ao meu coraçao tudo o que ele precisava ouvir.
Nao importa se aquela VIDINHA foi só um momento de beleza e amor, o que importa é que ela existiu e agora me acompanhara por uma vida inteira como uma experiencia completa.

grande bju querida

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.